4 Benefícios da Gratidão

Esta semana foi eleita como a Semana da Gratidão e o tema de hoje está relacionado aos seus Benefícios. Se você ainda não expressa esse sentimento no seu dia a dia, aqui vão algumas razões pelas quais seria interessante inserí-lo em sua rotina diária...


1. A Gratidão tem um grande poder sobre os nossos relacionamentos


Quando agradecemos ao nosso companheiro, por coisas pequenas ou grandes feitos, melhoramos nossa conexão com a pessoa. E em um relacionamento amoroso, a conexão é essencial para que haja felicidade e durabilidade.

Por isso, mesmo que sejam gestos pequenos como lavar a louça do dia, levar o cachorro para passear, levar as crianças na escola, ou ir ao supermercado, é importante que você demonstre ser grato ao seu parceiro.

Mas não vale dizer apenas "obrigado" se você não sente ou demonstra que realmente quer ser grato à pessoa. Aqui não é a palavra que conta, mas sim, a intenção.

Tudo isso ajuda a trazer mais respeito e admiração para o relacionamento.



2. Ajuda a melhorar nosso sono


Não sei se já aconteceu com você, mas há alguns anos, eu sempre buscava rezar antes de dormir, e era incrível como eu acabava caindo no sono no momento do agradecimento.

Hoje em dia, eu busco fazer minhas orações durante o dia.

Mas independemente de minha conexão espiritual, eu ainda deixo a Gratidão para a última hora do dia. Isso porque esse sentimento nos faz ficar mais tranquilos, e em paz. Então, além de facilitar nosso sono, tranquiliza nossa noite.

O foco em sentimentos mais tranquilos e agradáveis faz muito bem para a nossa mente e ajuda, e muito, àquelas pessoas que têm grande dificuldade para adormecer. Se você é uma delas, experimente escrever 3 razões pelas quais você é grato todas as noites antes de cair no sono!



3. Melhora nossa saúde mental

Pesquisas científicas indicam que a Gratidão reduz os níveis de ansiedade, estresse, e ajuda na motivação para que você possa ultrapassar mais obstáculos na vida.

Esse sentimento contribui para melhora da nossa autoestima, pois passamos a focar em coisas boas sobre nós mesmos.

Como seres humanos, temos a tendência de olharmos mais para o que não conseguimos fazer, ou no que falhamos, do que nas coisas boas que construímos, nossas qualidades e forças.

Então, a Gratidão, pode ajudar a manter uma mente mais positiva e saudável, revertendo queixas em agradecimentos.


4. Contribui para uma vida mais feliz!



Reconhecer o que é bom em nossas vidas também contribui para melhorar a proporção de emoções positivas que podemos ter em nosso dia a dia, e segundo pesquisas, o ser humano, para ser feliz, deve ter em média 3 emoções positivas para cada uma negativa (Veja o vídeo que eu publiquei a respeito: https://www.youtube.com/watch?v=jCUpHl9A-xM&t=6s).

Ainda segundo estudos já realizados, pessoas que praticam com frequencia a Gratidão são cerca de 25% mais felizes do que aquelas que não a praticam.


Bom, acho que ficou claro que esse sentimento poderoso pode melhorar, e muito, a vida das pessoas! Quando você exerce a Gratidão, você fortalece sua mente, melhora sua saúde física, qualidade de vida e, consequentemente, seu Equilíbrio.

Viva de Verdade
VIVA DE VERDADE

"Viver de verdade é uma escolha e só você pode escolher a vida que mais faz conexão com a sua essência, com a sua verdade".

Colorido5.png