top of page

O Que Aconteceu Quando Eu Resolvi Arrumar Minha Cama Todos Os Dias

Nossa vida é tão agitada hoje em dia que não damos importância a esses detalhes pequenos e, aparentemente, insignificantes. "Arrumar a cama pra quê, se o tempo passa voando e em poucas horas lá estaremos nós, de novo?"

"Se ninguém vem nos visitar hoje, por que preciso organizar meu quarto?"

Ou, a preguiça se torna tão grande que é trabalho para deixarmos para a faxineira. Afinal, o trabalho de arrumar a casa é dela!

Recentemente, eu li em um livro que devemos, sim, arrumar nossas camas todos os dias, pois isso faz muito bem para nós mesmos em vários sentidos.

Então, eu resolvi aceitar o desafio, e diariamente, é o que eu tenho feito.

Dentro do meu Ritual Matinal, inclui deixar meu quarto sempre arrumado, e o resultado é inacreditável.

Realizando essa atividade todos os dias eu percebi que comecei a sentir um enorme bem estar após terminar a tarefa. Como se tivesse cumprido a primeira grande missão do dia, que de pequena não fazia muita diferença antes que eu pudesse testá-la. Mesmo que seu dia não seja lá aquela coisa, você começa a crer que ao menos uma realização você teve. É como uma conquista. (Parece um pouco bobo, mas comece a testar!)

Além disso, eu comecei a me sentir mais propensa a realizar coisas no meu dia a dia, procrastinando menos.

O fato de você praticar essa ação todos os dias proporciona uma espécie de "disciplina mental", e ajuda a sermos mais resilientes em determinadas situações.

Também, estar presente no momento em que arruma a sua cama, ou seja, deixar seus pensamentos fluírem, ao mesmo tempo em que presta atenção ao movimento, pode fazer com que a tarefa fique menos dolorosa e mais gratificante.

Comecei a constatar também que, quando não arrumava a cama, a qualidade do meu sono diminuía. Sim! Existe uma relação entre seu sono e o estado da sua cama. Isso foi inclusive comprovado pela NSF (National Sleep Foundation), em um estudo realizado sobre o assunto.

Outro ponto é que a estética do ambiente, além de agradar aos olhos, também agrada à mente. E isso faz com que você se torne uma pessoa mais organizada.

Por todas essas razões, hoje recomendo que você realize esse hábito todos os dias, e não é muito recomendável delegarmos à faxineira ou ajudante. O maior beneficiado dessa tarefa será sempre você mesmo.

Toda essa mudança contida em uma atividade tão simplória me fez indagar se não complicamos demais a nossa felicidade. Será mesmo que temos que fazer coisas grandiosas todos os dias para sermos felizes, ou podemos instalar bons hábitos diariamente, dando valor às pequenas coisas, e reforçando estarmos presentes o tempo todo em nossas vidas?

bottom of page